Comunicado do Executivo da Direcção Regional de Setúbal do PCP



Ponte Barreiro-Chelas

Um projecto fundamental para o desenvolvimento local, regional e nacional!


A construção da Ponte Barreiro-Chelas, além de ser fundamental para desbloquear a mobilidade de pessoas e bens (produtos) entre a margem norte e sul do rio Tejo, é um investimento que promove a coesão territorial, a criação de empregos e o pleno aproveitamento das potencialidades produtivas existentes na região. É ainda um importante contributo para a redução da importação de combustíveis e para a defesa do ambiente.

A proposta de desafectação de terrenos no Lavradio reservados à construção da Ponte - recentemente aprovada pelo executivo PS na Câmara Municipal do Barreiro para promoção de um projecto imobiliário, em consulta pública até 8 de Junho -, não só é mais um atentado contra o desenvolvimento dos concelhos do Barreiro, Moita e Palmela, como ainda coloca em causa o pleno aproveitamento do potencial produtivo existente na Península de Setúbal.

Esta é uma errada opção política do PS na Câmara Municipal da qual só beneficiam os interesses imobiliários em presença e a Multinacional Vinci.

Governo e Câmara PS têm de adoptar as medidas cautelares que se impõem. A Ponte Barreiro-Chelas é um projecto de interesse nacional, não pode ficar à mercê de negócios e aventuras locais.

Ao longo dos anos diferentes governos do PS PSD e CDS, a coberto dos mais variados pretextos, foram adiando sucessivamente este e outros projectos com um elevado valor estratégico para o desenvolvimento da região e do país.

Para o PCP este é o tempo para uma intervenção alargada dos trabalhadores, da população e das diferentes instituições e actores em defesa deste importante e inadiável projecto para o progresso económico da região e bem-estar social das suas populações.

Uma intervenção para a qual apelamos aos trabalhadores e às suas organizações representativas, às populações, ao movimento associativo, aos agentes económicos e todos os democratas que manifestem a sua discordância com esta proposta e exijam que o Governo do PS adopte as medidas cautelares que se impõem como necessárias para a concretização da Ponte Barreiro-Chelas.

Construir a Ponte. Não correr riscos. Reservar o canal.

O PCP apela ainda à participação na Sessão Pública "Construir a Ponte Barreiro-Chelas. Não correr riscos. Reservar o canal.", a realizar no Barreiro, no dia 2 de Junho às 21h, e que contará com a presença de Vasco Cardoso da Comissão Política do Comité Central do PCP.


Setúbal 24 Maio de 2023

O Executivo da DORS do PCP