Faleceu Augusto Pólvora

É com profundo pesar e mágoa que a Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de Augusto Pólvora, Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, aos 57 anos, vítima de doença prolongada.

Natural da Vila de Sesimbra, filho de pescador, casado e com 4 filhos, residia em Pinheirinhos, na freguesia do Castelo.

Estudou na Checoslováquia no âmbito da solidariedade e cooperação dos países socialistas com o povo português. Era licenciado em arquitectura com média final de 19 valores e distinção, tendo recebido o Prémio do Reitor da Universidade Técnica Eslovaca de Bratislava. Era Técnico Superior na Câmara Municipal do Seixal, autor e co-autor de diversos estudos, planos e projectos na área do urbanismo e arquitectura.

Iniciou a sua actividade profissional como arquitecto em 1985, na GERAP, tendo ingressado na Câmara Municipal de Sesimbra em 1986, onde exerceu funções no Gabinete da Quinta do Conde e desempenhou nos anos de 1988 e 1989 as funções de Chefe da Divisão de Administração e Planeamento Urbanístico.

Foi eleito Vereador pela CDU, no mandato de 1989-93, tendo exercido funções de Vereador-substituto do Presidente da Câmara, com responsabilidades directas nos pelouros do Urbanismo, Habitação, Lagoa de Albufeira e Quinta do Conde.

Exerceu as funções de Administrador-delegado da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal entre 1994 e 2002.

Foi candidato da CDU à Assembleia da República nas Eleições Legislativas de 1995. Foi eleito Vereador pela CDU no mandato 1997-2001, exercendo funções não remuneradas com responsabilidades directas no Pelouro do Trânsito e Transportes. Foi reeleito Vereador pela CDU no mandato 2001-2005, exercendo funções em regime de meio-tempo, com responsabilidades directas no Pelouro do Planeamento Urbanístico, Ambiente e Toponímia.

- Foi Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra eleito pela CDU desde 2005.

- Foi Vogal do Conselho Diretivo do Parque Natural da Arrábida como representante das Câmaras Municipais de Sesimbra, Palmela e Setúbal.

Foi membro dos Corpos Sociais da CDR, Agência de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal.

Foi membro dos Corpos Sociais da Agência de Desenvolvimento Local do Seixal – “Fábrica da Pólvora”.

Foi Coordenador da Comissão Executiva do PEDEPES – Plano Estratégico de Desenvolvimento da Península de Setúbal.

Foi Coordenador do Grupo de Trabalho de Urbanismo da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal.

Foi representante da ANMP na Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho de Cultura e na Secção Especializada Permanente do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura.

Foi membro da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

Foi membro do júri, em representação da ANMP, no Prémio Nacional de Paisagem.

Foi membro da Secção de Municípios com Atividade Piscatória e Portos na ANMP.

Militante do Partido Comunista Português desde muito jovem, era membro da Comissão Concelhia de Sesimbra e da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP.

O camarada Augusto Pólvora, militante e dirigente comunista, dedicou grande parte da sua vida às tarefas que o seu Partido lhe confiou, no cumprimento e aprofundamento do projecto autárquico do PCP e da CDU, deixando um contributo impar e de grande valor.

Foi um grande lutador pelo progresso e desenvolvimento da região de Setúbal e do Concelho de Sesimbra e um camarada muito estimado por todos os membros do Partido, sentimento que se estendeu a toda a população do concelho.

A Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP endereça à família a suas mais fraternas e sentidas condolências por esta inestimável perda.

O corpo estará amanhã, segunda-feira, a partir das 16h00 na Igreja Matriz de Sesimbra e o funeral realizar-se-á na terça-feira, às 10h00, seguido de cremação no crematório da Quinta do Conde, às 13h00.

A Comissão Concelhia de Sesimbra do Partido Comunista Português
Sesimbra, 2 de Julho de 2017