O PCP, por diversas vezes, colocou a sucessivos governos a necessidade de modernizar o Arsenal do Alfeite.

Com o atual Governo, o Grupo Parlamentar do PCP, além de colocar a necessidade de modernizar o Arsenal para melhorar a capacidade de reparação e construção naval, insistiu na necessidade de o capacitar com as condições necessárias para proceder a algumas das manutenções dos submarinos.

Este projeto tem elevado interesse nacional, não só pela poupança que representa, como pode representar uma maior internacionalização do Arsenal.

Depois de anos de luta, o atual Governo decidiu dar um importante passo e proceder aos investimentos necessários para a modernização do Arsenal. Acontece que, recentes notícias veiculadas na comunicação social dão conta que o Ministério das Finanças está a protelar o investimento e a bloquear o processo de lançamento do concurso internacional.

O PCP considera que, confirmando-se esta informação, tal comportamento é inaceitável e prejudica seriamente o interesse nacional.

Os deputados Bruno Dias e Jorge Machado do PCP questionaram o Governo, querendo saber se o Ministério da Defesa confirma a informação acima referida, qual a razão pela qual está este Ministério a atrasar as autorizações necessárias para proceder ao lançamento do concurso internacional de modernização do Arsenal do Alfeite e, tendo em conta que o país pode poupar muito dinheiro nas manutenções dos nossos submarinos, que podemos ganhar, no mercado internacional, obras de reparação e manutenção de submarinos de outros países, como justifica o Ministério o atraso no lançamento do concurso internacional para a realização das obras necessárias?

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP