Suspensão de Carreiras da TST entre o Montijo e Lisboa

Suspensão de Carreiras da TST entre o Montijo e Lisboa, complicam ainda mais a vida de quem tem de continuar a trabalhar.

A Comissão Concelhia do Montijo do PCP, critica mais uma vergonhosa atitude da Administração dos TST, que foi a suspensão por tempo indeterminado, das Carreiras n.º 435, 431, 437 e 453 entre Montijo e Lisboa.

A situação que vivemos, com a epidemia por Covid 19, obriga a cuidados redobrados de contenção, mas apesar de muitas empresas e serviços se encontrarem encerrados, outros têm de manter o seu funcionamento diário, sendo por isso necessária uma resposta adequada do serviço de transportes. Estamos perante mais uma lamentável posição da Administração dos TST, tomada unilateralmente sem qualquer informação prévia às Autarquias e à Área Metropolitana de Lisboa. Esta posição vem contrariar o rumo tomado e assumido pelas diversas entidades no sentido de responsabilidade e financiamento em relação aos Passes Sociais.

A posição tomada, tendo como único objetivo a redução de despesas não enquadra a necessária prestação de serviço público nem possibilita que os trabalhadores se desloquem para os respectivos locais de trabalho com o mínimo de exposição a possíveis situações de contágio, sendo as alternativas de transporte para Lisboa a partir do Montijo, o uso de mais meios de transporte que aumenta o risco de exposição a possíveis contágios.

Na atual situação que vivemos são necessárias medidas que facilitem a vida diária de quem tem de continuar a trabalhar, tanto para salvar vidas, como para contribuir para que a economia não pare e que os bens necessários à vida não faltem. Não são bem-vindas medidas economicistas que só agravam ainda mais a situação destes trabalhadores.

A Comissão Concelhia do Montijo do PCP exige a urgente reposição da Carreira n.º 435, 431, 437 e 453 entre o Montijo e Lisboa.

A Comissão Concelhia do Montijo do PCP
Montijo, 9 de Abril de 2020