INTENSIFICAR A LUTA, DERROTAR ESTE GOVERNO E ESTA POLÍTICA

O início do ano confirmou o agravamento das condições de vida dos trabalhadores e das populações e o seu profundo descontentamento e disponibilidade para a luta contra as políticas de desastre deste Governo.

Desde Janeiro foram muitas as lutas na região: as manifestações, concentrações e plenários com a população em defesa do Poder Local Democrático e contra a extinção de freguesias no Barreiro, na Moita, em Palmela, no Seixal e em Setúbal; a participação na manifestação dos professores; as acções dos reformados; as greves, manifestações e plenários no sector dos transportes, particularmente nas empresas do grupo CP, no Metro Transportes do Sul, na TST e na Transtejo e na Atlantic Ferries pelo pagamento do trabalho extraordinário e a retirada de concessões e senhas, pela defesa dos postos de trabalho e do serviço público; a participação em concentrações contra a privatização da água e do tratamento de resíduos sólidos; a luta pelo feriado de Carnaval conforme previsto na contratação colectiva; a luta pelo cumprimento da contratação colectiva no que diz respeito ao pagamento do trabalho extraordinário, feriados e folgas, num conjunto alargado de empresas , e na administração local; as lutas dos estudantes do ensino secundário e básico em várias escolas da região.

Merecem particular destaque as manifestações da CGTP-IN realizada no passado dia 16 de Fevereiro, em 24 cidades do País. Em Setúbal, participaram mais de dez mil pessoas, numa poderosa demonstração de força e rejeição do Pacto de Agressão por parte dos trabalhadores e das populações da região.

A DORS do PCP apela ao reforço da luta por todos os que são atingidos pelas medidas das troikas, destacando as lutas agendadas em defesa do Poder Local Democrático, do sector dos transportes, da administração pública, dos jovens trabalhadores, dos estudantes dos utentes da saúde, dos professores, dos reformados, e apela à participação das mulheres nas comemorações do Dia Internacional da Mulher e dos jovens no Dia Nacional da Juventude.


CDU - TRABALHO, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA


A DORS do PCP discutiu a preparação das eleições autárquicas do próximo mês de Outubro. A CDU - Coligação Democrática Unitária, qe integra o PCP, o PEV e a ID e muitos cidadãos sem filiação partidária, apresentar-se-á às eleições com grande confiança, assente na concretização durante este mandato dos principais aspectos dos programas eleitorais nas autarquias onde é maioria, bem como na postura reivindicativa e construtiva onde está na oposição. O Encontro Regional da CDU, que se realiza no próximo dia 2 de Março no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, será um importante momento de aferição das principais linhas de intervenção da CDU nesta importante batalha eleitoral. Desde já se destacam:

- afirmação e alargamento da CDU;

-balanço e valorização do trabalho realizado;

-estilo de trabalho de contacto directo com os trabalhadores e a população da região;

-firme combate ao plano de destruição do Poder Local democrático, de extinção de freguesias e privatização de serviços;

-não aceitação da privatização da água, bem essencial à vida;

-valorização da entrega na UNESCO da candidatura da Arrábida a Património Misto Mundial da Humanidade.


ÁLVARO CUNHAL: EXEMPLO QUE SE PROJECTA NA ACTUALIDADE E FUTURO

Estão programadas para toda a região comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, sob o lema "Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro". Iniciativas de debate, culturais e desportivas, com destaque para a exibição em toda a região de uma exposição sobre a vida e obra de Álvaro Cunhal, da responsabilidade das organizações do PCP e a exposição central no Terreiro do Paço em Lisboa de 27 de Abril a 2 de Junho mas também as acções promovidas por diversas entidades da região, e que terão lugar durante todo o ano de 2013.


92º ANIVERSÁRIO DO PCP - DEMOCRACIA E SOCIALISMO - OS VALORES DE ABRIL NO FUTURO DE PORTUGAL

As comemorações do 92º aniversário do PCP, serão assinaladas na Organização Regional de Setúbal com um conjunto vasto de iniciativas em toda a região, inseridas na acção mais geral de reforço da organização partidária, na afirmação do seu ideal e projecto da democracia avançada e socialismo para Portugal.


FESTA DO AVANTE!

A Festa do Avante!, a maior iniciativa político-cultural e de massas no nosso país, já tem a 37ª edição marcada para 6, 7 e 8 de Setembro de 2013. Coloca-se desde já a necessidade de divulgar a promoção e compra antecipada da EP - Entrada Permanente, afirmar e preparar a Festa, como uma grande iniciativa de convívio, mas também de luta e combate à política de direita; um espaço privilegiado de dar a conhecer a milhares de pessoas as propostas e projecto do PCP para a região e o País.

 

Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda

Travar o actual caminho do Governo PSD/CDS constitui um imperativo inadiável. Está nas mãos dos trabalhadores e do povo, priorizando a sua intervenção e a luta de massas para a concretização deste objectivo.

É necessário e possível construir uma alternativa patriótica e de esquerda. Alternativa que reclama a convergência e cooperação com as forças, sectores e personalidades democráticas que séria e convictamente estejam empenhados numa ruptura com a política de direita.

Na sequência do seu XIX Congresso, realizado no final do ano passado em Almada, o PCP levará a cabo durante as próximas semanas um conjunto de encontros com diversas entidades da região (órgãos representativos dos trabalhadores, do poder local, do movimento associativo e popular, associações sócio-profissionais, entre outras) para, apresentando-lhes as conclusões do seu Congresso, com elas debater a situação do país, a necessidade de ruptura com o caminho que o Pacto de Agressão quer impor ao povo e ao país, bem como as propostas do PCP para uma política e um governo patrióticos e de esquerda.


Setúbal, 20 de Fevereiro de 2013

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP