Com o Projecto de Resolução apresentado na Assembleia da República, pela promoção e desenvolvimento da mobilidade no quadro regional e metropolitano coloca-se em destaque a exigência da rápida concretização da Terceira Travessia do Tejo, com a ligação entre o Barreiro e Lisboa, assegurando quer a componente rodoviária quer ferroviária, e garantindo a realização plena de toda a rede complementar de acessibilidades à Travessia do Tejo.
Propomos com esta iniciativa que se avance de forma decidida para os investimentos no desenvolvimento dos projectos do Arco Ribeirinho Sul, da Plataforma Logística do Poceirão, de extensão do Metro Sul do Tejo, de qualificação do Porto de Setúbal, da concretização da Circular Regional Interna da Península de Setúbal, entre outros. E sublinhamos a importância, ainda neste âmbito, da modernização das instalações de manutenção de material circulante ferroviário da EMEF no Barreiro e a defesa da empresa no quadro do sector público e da CP.
Apresentámos um Projecto de Resolução recomendando a revisão urgente das “medidas preventivas” impostas a pretexto do Novo Aeroporto. Este regime, cuja continuação por mais um ano foi decretada esta semana, coloca restrições absolutamente desproporcionadas sobre o território de onze concelhos em quatro distritos (incluindo no Distrito de Setúbal os concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal). O PCP, considerando o adequado faseamento do Novo Aeroporto, reafirma a defesa do projecto e do seu carácter público, valorizando o papel da TAP e da ANA, respeitando integralmente o poder local democrático e as suas competências.
O PCP apresentou um Projecto de Resolução no Parlamento, para apoiar a Candidatura de Arrábida como Património Mundial, na sua componente natural, cultural e cultural imaterial, sendo um passo importante e imprescindível para a continuação da valorização da Arrábida, pelo seu valor natural, cultural e paisagístico da Arrábida – não só por significar um património da Península de Setúbal, de Portugal, mas principalmente um património da humanidade que deve ser preservado para o futuro.