O
PCP apresenta este projecto-Lei num momento em que os utentes dos
transportes são confrontados com o maior aumento do preço dos
transportes públicos de que há memória (entre 15 a 25%) e quando,
pela voz do Ministro da Economia e do Emprego, se apontam para novos
aumentos para o futuro próximo.
O
passe social intermodal, conquistado na sequência da Revolução de
Abril, contribuiu para reduzir os gastos familiares fixos com
transportes e assegurou aos utentes do transporte colectivo o acesso
a uma oferta diversificada e abrangente, num sistema tarifário que
veio racionalizar e simplificar a sua utilização. Não se
confinando às deslocações pendulares diárias, para trabalhar ou
estudar, o passe social intermodal deu aos seus utilizadores outras
possibilidades de mobilidade alargando esta à cultura, ao desporto,
ao recreio, ao lazer, sem que tal representasse custos adicionais
para os seus utilizadores.
A
política do actual Governo PSD/CDS-PP nesta matéria configura e
acentua uma indesmentível estratégia de desvirtuamento do conceito
e objectivos do passe social intermodal. Com efeito, a repetida e
amplificada propaganda sobre a tese do "utilizador-pagador" não
passa de uma receita recauchutada para a demissão do Estado face às
suas responsabilidades no sector estratégico dos transportes, num
flagrante ataque ao direito das populações à mobilidade.
A
ser aprovado, este Projecto-Lei permitirá aos utentes da Fertagus e
Metro Transportes Sul usufruírem do Passe Social Intermodal, coisa
que hoje não acontece, caso da Fertagus, ou é exigido um
"complemento" de 9€, caso do Metro.
Da
mesma maneira, a proposta do PCP adequa as coroas à realidade de
hoje, já que, com a cada vez maior e mais intensa especulação
imobiliária, uma significativa parte da população tem vindo a
fixar residência mais longe dos locais de trabalho e de estudo, e
muitas empresas e locais de trabalho têm sido transferidas e
instaladas em localizações mais periféricas e menos bem servidas
nas redes de transportes públicos e acessibilidades.
Assim,
distâncias maiores são percorridas diariamente, com os
correspondentes custos económicos e horários. As políticas
tarifárias não corresponderam a esta realidade de forma positiva
para os utentes - pelo contrário.
O passe social intermodal constitui um dos elementos essenciais à implementação de um sistema integrado de transportes públicos, vital para a melhoria da qualidade de vida e factor estruturante do desenvolvimento. É instrumento fundamental para a promoção da mobilidade - e nessa medida, da liberdade - das populações.
O projecto-lei poderá ser consultado em www.pcp.pt