Esta atitude é simplesmente inaceitável. Trata-se de uma atitude intimidatória, de pressão e chantagem para dissuadir os trabalhadores de se organizarem e a lutarem pelos seus direitos. A administração da SN está a violar a legislação ao desrespeitar os direitos consagrados no que respeita à atividade da comissão de trabalhadores.
O SITE Sul considera "que pode estar em preparação mais um procedimento disciplinar, com intenção de despedimento, para o assunto passar a ser tratado fora da empresa, na barra do tribunal, com todas as vantagens para a empresa e todas as desvantagens para o trabalhador, pelo facto de estar na rua".
A Administração da SN tem procurado criar um clima de medo dentro da SN para dissuadir os trabalhadores da luta pela defesa e no uso dos seus direitos. Já avançou com muitos processos disciplinares aos trabalhadores que resistem, que aderem à greve ou que se recusam a fazer trabalho suplementar.
Não é aceitável que os membros das Comissões de Trabalhadores ou os trabalhadores que resistem e defendem os seus direitos sejam desrespeitados e que sejam alvos de processos disciplinares sem nenhum fundamento legal, com vista ao despedimento.
Os deputados do PCP Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias, quiseram saber se o Governo tem conhecimento da atitude da SN perante um membro da Comissão de Trabalhadores, que medidas pretende tomar para garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores e que ações já desenvolveu no sentido de impedir a instrução de processos disciplinares a trabalhadores, porque lutaram pelos seus direitos.