A capacidade de resposta ao nível da reabilitação é manifestamente insuficiente na região de Setúbal, face às necessidades existentes. De acordo com a APCAS, "a realidade mais crua resume-se numa oferta limitada no tempo e na idade das crianças, por parte do Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Garcia de Orta. Torna-se vital procurar respostas que proporcionem a estas pessoas um acompanhamento efetivo, alargado, multidisciplinar e seguro para o futuro. A inércia das últimas décadas levou a que o problema se avolumasse e agora não podem restar dúvidas sobre o caminho a tomar."
A necessidade da construção de um centro de reabilitação na região de Setúbal foi reconhecida por diversas entidades, designadamente pela Plataforma Supraconcelhia da Península de Setúbal, que integra representantes da Segurança Social, do Ministério da Saúde e da Educação e Ciência, dos Municípios, entre outras.
Os deputados do PCP, Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias interpelaram o Governo para saber qual a avaliação que este faz sobre a capacidade de resposta ao nível da reabilitação na região de Setúbal. Quiseram também saber se o Governo reconhece a necessidade urgente e imprescindível de construir um centro de reabilitação na Região de Setúbal e se o Governo está disponível para assegurar a construção deste equipamento.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP