Vivem-se tempos de incerteza no Mundo, em Portugal e no Barreiro. Incerteza quanto à dimensão do já trágico desfecho do surto epidémico que nos assola, mas também sobre os tempos extremamente difíceis que se avizinham para a vida das famílias, daqueles que trabalham para assegurar no quotidiano o sustento do seu agregado familiar.
O mundo, a Europa, Portugal e consequentemente o Barreiro, atravessarão um período de complexas relações sociais, económicas e até políticas, com consequências na vida de todos nós.
No imediato, importa combater o surto epidémico, dotando dos meios necessários todos aqueles que prestam assistência a quem está doente, também a quem possa estar doente, e salvaguardar que aqueles que estando doentes, têm as melhores condições humanas e materiais para recuperar, reforçando objetivamente o papel crucial e indispensável do nosso Serviço Nacional de Saúde.
Importa apoiar e estar ao lado dos trabalhadores recusando todas as medidas que pressuponham ataques aos seus direitos e aos seus salários e reconfortar as famílias que, abatendo-se-lhes a tragédia, se vêm impedidas de homenagear e de se despedir dos entes queridos que perdem.
Importa apoiar as empresas, as coletividades, as IPSS, as misericórdias, as corporações de bombeiros, as forças de segurança pública e tantas outras, que por decisões da administração central, da câmara, ou por consequência da situação que se vive ou se venha a viver, necessitem de politicas públicas locais que respondam objetivamente às suas necessidades atuais e futuras.
Os eleitos da CDU no Barreiro estão, como sempre estiveram, e estarão, solidários com todas as iniciativas que se revelem conscientes das reais necessidades de ajudar ao estado, as autoridades de saúde e as instituições, com meios humanos, materiais e financeiros.
No entanto, os eleitos da CDU não se revêm na utilização da ajuda ao estado e às demais autoridades e entidades, através dos recursos da Câmara Municipal, para efeitos de promoção política, partidária e pessoalizada dos atores políticos. Estas escolhas e as ações levadas a cabo pelos diferentes intervenientes não podem deixar de ter leitura política.
Os tempos que atravessamos, de emergência, sobriedade e discrição, convergência e união de esforços, não podem ser tempos desprovidos de reflexão e opinião. Como sempre, daremos apoio ao que merecer a nossa opinião positiva, mas se não concordarmos com as opções tomadas, também daremos a nossa opinião.
Continuaremos, sempre, a intervir em prol do Barreiro e das suas populações sempre e só na defesa dos seus direitos, interesses e anseios.
A CDU saúda, entre outros, os trabalhadores das autarquias do Barreiro, dos Transportes Coletivos do Barreiro, os profissionais de saúde, as forças de segurança, os bombeiros e demais agentes de proteção civil, os profissionais das áreas de comunicações, outros transportes públicos, gás e distribuição alimentar, que com o seu esforço tem assegurado que o concelho e o país, continuem a funcionar dentro da normalidade possível.
Os eleitos da CDU, com a sua experiência de ação política quotidiana, pela vivência que têm de conhecimento do Barreiro, continuam como sempre, disponíveis para ajudar o povo do Barreiro neste momento difícil que todos estamos a atravessar.
9 de Abril de 2020
Coordenadora Concelhia do Barreiro da CDU