A obtenção de 37,41% do total da votação para o conjunto das Assembleias de Freguesia do concelho, representando um aumento de 237 votos, a manutenção da maioria nas 8 Assembleias de Freguesia já geridas pela CDU e a conquista da maioria absoluta nas freguesias do Feijó e Cova da Piedade, reveste-se da maior importância. Assim, a CDU terá condições para continuar e aprofundar o seu trabalho em prol da qualidade de vida das populações.
A obtenção de 38,66% do total da votação para a Câmara Municipal, apesar da perda de um mandato, deixa clara a intenção da população de Almada, que continua a confiar na CDU e nos seus eleitos para gerir os destinos do Municipio.
A obtenção de 38,27% do total da votação para a Assembleia Municipal, com a subida de número de votos em 683 e a manutenção do mesmo número de eleitos, assume particular importância dando-nos ainda mais confiança para a continuação do desenvolvimento do projecto autárquico da CDU no nosso concelho.
O PS fica muito aquém de atingir os seus objectivos políticos. Baixa em percentagem quer para a Câmara Municipal quer para a Assembleia Municipal, sendo que perde 420 votos para a Câmara Municipal.
Os resultados eleitorais conseguidos pela CDU têm um valor político acrescido, tendo em conta que foram conseguidos num contexto em que diariamente foram usados na campanha eleitoral métodos que nada têm a ver com a luta de ideias e de projectos intrínseca ao regime democrático, mas instrumentos destinados a manipular, estimular preconceitos e condicionar as opções da população.
Durante a campanha eleitoral apelámos a que a população assumisse, com o seu voto, a continuidade do projecto de desenvolvimento do concelho e o contributo para a ruptura com a política de direita, que a nível nacional os sucessivos Governos do PS e PSD têm perpetuado. Os resultados são por isso também um protesto contra esta política de direita do Governo PS, que a população de Almada condena.
A Comissão Concelhia de Almada do PCP saúda os milhares de eleitores, as muitas centenas de militantes, candidatos e activistas do PCP, do PEV e da ID, a Juventude CDU e os independentes, que no nosso concelho, com a sua generosa e empenhada participação, contribuíram para confirmar a CDU como a grande força política profundamente ligada aos problemas e aspirações dos trabalhadores e do povo, de combate pela ruptura com a política de direita e pela mudança que o povo e o país necessita.
Almada, 19 de Outubro de 2009
A Comissão Concelhia de Almada do PCP