Sandra Pereira, deputada do PCP questiona Parlamento Europeu sobre a venda da Quinta do Braamcamp

É conhecido que o anterior executivo da Câmara Municipal do Barreiro adquiriu a Quinta do Braamcamp para criar um espaço aberto para a população...

Na sequência das jornadas de trabalho que os deputados do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira e Inês Zuber, levaram a cabo na região de Setúbal no início de Abril, e do encontro que nessa ocasião João Ferreira realizou com a Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal, o PCP solicitou à Comissão Europeia diversos esclarecimentos.

Segundo informações recentes, o governo português, no quadro da reclassificação das  Unidades Territoriais Estatísticas Nacionais - NUTS -, está a ponderar proceder à reclassificação das NUTS III de Lisboa e da Península de Setúbal numa só, passando a coincidir com a NUTS II da Grande Lisboa. Com esta agregação, esta "nova" NUTS passaria a contabilizar 2 750 000 residentes. Por outro lado, é importante referir que estas duas sub-regiões têm realidades muito diferenciadas do ponto de vista económico e social, sendo que o número de trabalhadores, de empresas e o volume de impostos recolhidos é superior em Lisboa em relação à Península de Setúbal.
 
Diversos agentes económicos, autarquias e organizações não governamentais da Península de Setúbal têm vindo a expressar a sua preocupação relativamente às consequências da integração da Região numa unidade estatística com profundas disparidades internas ao nível de indicadores de desenvolvimento económico.