A Comissão Concelhia do Seixal do PCP tomou conhecimento que a Delphi Powertrain Systems Portugal SA – Estabelecimento do Seixal recorreu ao processo de suspensão dos contratos de trabalho, no seguimento da propagação da pandemia do COVID-19, a iniciar no dia 25 de Março.
O PCP recusa qualquer intervenção no plano económico e social assente no ataque a salários e direitos dos trabalhadores, nomeadamente, o propósito do corte de um terço do salário em situações de Lay-Off, bem como a fragilização da Segurança Social com a eliminação dos descontos das entidades patronais.
O PCP entende que em situações de inactividade de empresas e serviços resultantes desta situação, deve ser garantido a totalidade dos salários aos trabalhadores.
Num quadro marcado por uma redução muito significativa da actividade económica, a redução de salários e rendimentos acrescentará, com a perda de poder de compra, uma retracção do mercado interno indutora de uma dinâmica recessiva que é preciso prevenir.
O que se impõe é defender e valorizar os direitos e salários dos trabalhadores, e não favorecer quadros recessivos que em primeira instância recairão sobre os trabalhadores e o povo, pela tentativa de liquidação de direitos e salários.
> PCP questiona Governo sobre a suspensão de contratos de trabalho na Delphi AQUI.