O Secretariado da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP, repudia veementemente o anunciado despedimento de 60 trabalhadores que ocupam postos de trabalho permanentes na empresa Carl Zeiss, e que têm sido ilegalmente mantidos na precariedade.
Trata-se de uma empresa que produz lentes e material óptico oftálmico há mais de 70 anos em Setúbal (antiga fábrica da IOLA) e tem actualmente cerca de 250 trabalhadores.
A Carl Zeiss teve nos últimos anos, lucros sempre em crescendo, não se compreendendo, assim, tal despedimento.
O PCP, repudia tal decisão, em particular num momento em que os trabalhadores e as suas famílias enfrentam grandes dificuldades.
Este despedimento revela, mais uma vez, o carácter do capital (multinacional alemã, neste caso), que vê numa situação da pandemia COVID-19 uma oportunidade para despedir trabalhadores.
Se a administração da Carl Zeiss estivesse de boa fé encontraria outros mecanismos que a lei prevê, e aos quais pode aceder.
O Secretariado da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP afirma a sua solidariedade para com os trabalhadores da Carl Zeiss e apela à sua unidade e defesa dos postos de trabalho!
Setúbal, 24 de Março de 2020
O Secretariado da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP