O PCP afirma aos pescadores ...
- Que mais uma vez não se "Vislumbram no Horizonte" medidas positivas para a pequena pesca costeira e para a pesca de cerco.
Antes pelo contrário,
A Amarra à política comum de pesca da União Europeia, deixa em terra uma necessária posição do Governo do PS que defendesse as particularidades da pequena peca costeira. Onde está a modernização da Frota? onde fica a melhoria dos rendimentos dos pescadores e profissionais da Pesca? O sector é atractivo para os jovens?
onde está a contratação colectiva para os profissionais, um salário mínimo para a pesca? onde está um factor fundamental! A valorização do preço do pescado na primeira venda e lota! Para assegurar no futuro um correcto calculo de pensões e reformas de acordo com o tempo de actividade exercida? O Governo PS não responde a isto tudo! Mas o pior é que ainda agrava mais quem tenta sobreviver "O cerco".
Como se não bastasse o que foi feito com a quota do biqueirão, o valor irrisório da cavala e carapau em lota, vem agora a posição em relação à sardinha.
A Organização Regional de Setúbal do PCP, condena a posição do Governo do PS na fixação de uma quota Ibérica de 19106 toneladas, sendo 12705 toneladas para Portugal. O parecer de entidades científicas com estudos comprovados e apresentados pelos cruzeiros realizados e a opinião dos pescadores e associações de armadores, confirmam que existe sardinha em abundância no nosso mar, que sustentaria, não pondo em causa o futuro do recurso, uma captura anual de 30000 toneladas.
Mas o pior é que o Governo PS, sabendo disto, mantém a quota e pretende aplicar outra medida sem fundamento!
A proibição durante o mês de Julho da pesca da sardinha às quartas-feira.
Reduzindo a capacidade da pesca semanal. A sardinha é procurada no verão até Setembro ... faz sentido esta medida? quando a sardinha tem escoamento garantido!
A Organização Regional de Setúbal do PCP condena estas posições do Governo e apela aos pescadores das nossas comunidades para lutarem ao lado de quem os defende e sempre defenderá!
O executivo da DORS do PCP
07 de Julho de 2020