Fernando Morais do Comité Central e do Executivo da DORS,
salientou o importante e decisivo combate dos trabalhadores e da população em prol de uma vida melhor e do reforço da CDU no conselho do Barreiro, a mobilização dos estudantes em defesa da escola pública, gratuita, universal e de qualidade; a luta dos enfermeiros pela dignificação das carreiras profissionais; dos trabalhadores da função pública contra os sucessivos ataques do governo PS/Sócrates e dos interesses privados e a necessidade de levar por diante as orientações da resolução do Comité Central, Avante! Por um PCP mais forte.
Margarida Botelho da Comissão política do Comité Central,
destacou o papel histórico do PCP no combate ao fascismo e ao seu regime capitalista, a actualidade do ideal comunista, num momento particularmente caracterizado pelas ligações perigosas entre poder económico e o poder político, a dependência da comunicação social de interesses privados e o silenciamento das propostas do PCP.
Margarida Botelho salientou ainda a necessidade de ruptura com estas políticas e o combate à crise com a valorização do trabalho, a luta contra a precariedade, soluções efectivas para os trabalhadores desempregados e a salvaguarda do aparelho produtivo.
Perante as centenas de participantes que estiveram presentes, foi ainda referida a luta das Mulheres pela igualdade na lei e na vida, pela conciliação da vida profissional e familiar e a preparação da acção nacional do dia 26 de Março da juventude trabalhadora, do 25 de Abril e do 1º de Maio como momentos decisivos de afirmação do progresso e luta contra o conformismo e por um Portugal com futuro!