Um passe social para toda a Área Metropolitana válido em todos os meios de transporte, a um preço reduzido, é uma medida central para promover a utilização dos transportes públicos e melhorar as condições de vida de quem trabalha.
A sua consagração a partir de 1 de Abril é o resultado da intervenção do PCP que ao longo dos anos se bateu para que fosse realidade.
Vale a pena lutar!
A decisão de que o passe social na Área Metropolitana de Lisboa não ultrapasse os 40 euros é uma vitória de todos quantos lutam há anos pela promoção e qualidade dos transportes públicos: trabalhadores, utentes, autarquias locais, PCP.
É indispensável garantir os meios de transporte necessários
A degradação da frota da Transtejo e os cortes na oferta tem de ser travados e invertidos, até para dar resposta ao previsível aumento da procura.
É preciso e urgente concretizar a aquisição dos dez novos navios anunciados. Enquanto não chegam, é necessário fazer reparações urgentes e manutenção regular. Para tal, o PCP propôs no Orçamento do Estado reforço de verbas, tendo sido rejeitado com o voto contra do PS e a abstenção do PSD.
Basta de palavras, é preciso passar aos actos!
O PCP apresentou na Assembleia da República, um Projecto de Resolução que recomenda ao Governo a intervenção urgente na defesa, qualificação e promoção do serviço público prestado pela Transtejo e a Soflusa, através da adoção das seguintes medidas:
Um efetivo e rigoroso cumprimento dos horários, fim das supressões de carreiras, reforço da oferta em todas as ligações fluviais, aumentando o número de carreiras e alargando o período de funcionamento;
O urgente recrutamento de trabalhadores, para tripulações, área comercial, manutenção e serviços técnicos, e a integração imediata, com contrato efetivo, dos trabalhadores em situação de precariedade;
A concretização do concurso público (já várias vezes anunciado) de aquisição de navios para renovação da frota, reforço do financiamento das operações programadas de manutenção de navios e de embarcações auxiliares, elaboração de um plano especial de reparação de navios atualmente inoperacionais, realização de obras de requalificação nos terminais fluviais, nomeadamente de Cacilhas e do Barreiro.
A definição e cumprimento de um quadro plurianual de financiamento ao serviço público prestado por estas empresas, visando o reforço do investimento, bem como a compensação financeira devida pela disponibilização dos títulos de transporte intermodais, de modo a garantir o regular funcionamento da Transtejo e da Soflusa.
Estas são algumas das medidas que o PCP propõe para promover um transporte público de qualidade, regular e fiável.