Pela remoção imediata das coberturas com amianto da EB23 Dr. António Augusto Louro

Com quase 30 anos de funcionamento, as atuais instalações da EB do 2º e 3º Ciclo Dr. António Augusto Louro padecem de diversas patologias que exigem uma requalificação generalizada do edificado e do espaço de logradouro da escola.

As coberturas dos edifícios e telheiros contêm amianto, o que tem sido alvo de preocupação da comunidade escolar, nomeadamente de professores, funcionários e pais e encarregados de educação. As coberturas que contêm amianto encontram-se bastante degradadas, em particular a cobertura do telheiro, com placas danificadas.

Apesar de ter sido aprovada legislação que impõe ao Governo a listagem dos edifícios públicos com materiais que contém amianto e a sua remoção, a verdade é que nesta escola persistem coberturas com amianto, situação agravada pelo estado de degradação em que se encontram, sendo um potencial risco para a saúde de professores, funcionários e estudantes.

O Grupo Parlamentar do PCP questionou o Governo sobre a necessidade de remoção das coberturas que contêm amianto, ao qual o Governo ignorando propositadamente a realidade afirma que as coberturas com fibrocimento “não evidenciam desgaste que constitua perigo de libertação de partículas ou perigosidade para a saúde humana”, o que no mínimo é inaceitável, quando basta percorrer o espaço da escola para se identificar placas partidas e deterioração provocada por fungos e líquenes que se encontram nas coberturas.

Perante tal situação, estudantes, professores, funcionários, pais e encarregados de educação têm vindo a desenvolver, ao longo do ano letivo, uma firme Luta pela remoção imediata das coberturas com fibrocimento, que hoje teve expressão à porta da escola, com uma concentração da comunidade escolar, a qual o PCP saúda.

O que se coloca é o cumprimento da legislação em vigor, e será por essa exigência que o PCP continuará a intervir e a Lutar, lado a lado com a comunidade escolar, até que o Governo proceda a remoção das coberturas com fibrocimento.