Os resultados obtidos na eleição da Câmara, da Assembleia Municipal e nas quatro Freguesias por maiorias absolutas, revelam o reconhecimento dos trabalhadores e da população da gestão da CDU nas autarquias e também um apoio político pelo papel desempenhado pelas forças políticas que integram a Coligação na luta contra a política de direita, pela demissão do Governo e pela rejeição do pacto de agressão.
Dos resultados dos outros partidos verificamos a perda de Sarilhos Pequenos pelo PS, o CDS que perdeu o seu único eleito na Assembleia Municipal e o BE que perde um eleito no mesmo órgão autárquico.
Este resultado confirma que o projecto autárquico do PCP e a prática política da CDU são os que melhor servem os trabalhadores e as populações, os mais participados, democráticos, humanizados, tendo como premissas fundamentais o trabalho, a defesa dos serviços públicos e a participação das populações, contribuindo para uma vida melhor, com mais qualidade.
Os resultados eleitorais alcançados pela CDU têm valor político acrescido, tendo em conta que foram
conseguidos num contexto em que as políticas de direita, de injustiça e empobrecimento do povo, apelam à resignação e ao conformismo.
Durante a campanha eleitoral apelámos a que a população desse ao seu voto um sentido de continuidade do projecto de desenvolvimento desta região e de contributo para a rejeição do Pacto de Agressão subscrito por PS, PSD e CDS/PP. Os resultados são, por isso, também um protesto contra a política de direita e uma vitória da confiança e da esperança sobre a desilusão e o conformismo, inseparável da luta dos trabalhadores e do povo por um país mais justo, desenvolvido e soberano.
Exprimindo uma natural alegria e satisfação pelo resultado eleitoral alcançado, a Comissão Concelhia
encara este resultado com acrescida responsabilidade para o próximo mandato e, nesse sentido, garante à população da Moita que os eleitos do PCP tudo farão para honrar os compromissos assumidos para impulsionar com renovada energia o seu projecto de um novo ciclo de desenvolvimento e progresso para o nosso Concelho.
A Comissão Concelhia da Moita do PCP saúda os candidatos e activistas do PCP, do PEV e da ID, da JCP e da Juventude CDU e os independentes que, no Concelho, com a sua generosa e empenhada participação, contribuíram para confirmar a CDU como a grande força de esquerda no poder local, profundamente ligada aos problemas e aspirações dos trabalhadores e do povo.
A Comissão Concelhia apela à intensificação da luta dos trabalhadores e das populações pelos seus direitos, nas acções já agendadas com particular destaque para a marcha: “Por Abril, contra a Exploração e o Empobrecimento” convocada pela CGTP-IN para 19 de Outubro, da Praça da Portagem na ponte 25 de Abril até Alcântara.
A Comissão Concelhia da Moita do PCP