Ranking dos hospitais, o ultimo lugar do Hospital Garcia de Orta confirma urgência de Novo Hospital no Seixal.

É unanimemente reconhecida a necessidade de construção do novo Hospital no Concelho do Seixal, dada a situação de ruptura em que se encontra o Hospital Garcia de Orta. O Hospital Garcia de Orta foi dimensionado para 150 mil pessoas, neste momento não consegue dar resposta às 450 mil pessoas da sua área de intervenção. Esta situação leva ao esgotamento dos profissionais, à desumanização no atendimento dos doentes, à degradação da qualidade dos cuidados de saúde, ao aumento da despesa com a saúde suportada directamente pelas famílias obrigadas o procurar soluções alternativas.

No início de Julho foi publicado o Ranking dos Hospitais, onde verificamos que em 58 Hospitais, os da Península de Setúbal, estão nos últimos lugares, 51º Centro Hospitalar de Setúbal, estando em ultimo lugar em simultâneo o Centro Hospitalar do Barreiro e o Hospital Garcia de Orta, este facto confirma a falta de investimento na Região dos sucessivos governos PS/PSD e CDS e da extrema urgência da construção do Hospital no Seixal.

O prazo previsto para a conclusão da construção do Hospital, tem sido consecutivamente adiado, significando uma derrapagem temporal em relação ao Acordo Estratégico de Colaboração para o Lançamento do Hospital no Seixal, celebrado no dia 26 de Agosto de 2009, entre o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal do Seixal, não se compreendendo por isso que a Administração do Hospital Garcia de Orta, esteja há mais de três meses na posse do relatório final do Júri do Concurso para o projecto de execução do novo Hospital no Seixal e não divulgue o projecto vencedor, teimando em atrasar um processo que deveria ser célere.

Utentes e profissionais da saúde sentem, no dia-a-dia, a urgência da construção do Hospital no Seixal. É insustentável a situação a que se chegou no Hospital Garcia de Orta.

É necessário o Governo esclarecer sobre a situação real do processo. Cabe ao Governo cumprir os compromissos assumidos com as populações, Comissões de Utentes de Saúde e Autarquias dos Concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra e assegurar a abertura do Hospital no Concelho do Seixal.

Seixal, 12 de Julho de 2011.

O Executivo da Comissão Concelhia do Seixal do PCP.