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a rubrica “ampliação do molhe leste do Porto de Sines”, inscrita neste concelho, é um projecto novo que de 22,5 milhões de euros;
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a “variante de Alcácer – 2.ª fase”, inscrita no concelho de Alcácer do Sal, também é um projecto novo e corresponde a quase 56 milhões de euros. Surge como componente da ligação ferroviária do Porto de Sines a Espanha - na verdade, liga à plataforma logística do Poceirão - , assim como a ligação “Sines – Grândola Norte”, inscrita em “vários concelhos do distrito”, que também é um projecto novo de quase dez milhões de euros.
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o Estabelecimento Prisional de Grândola, que já tinha estado no ano passado na base da “explosão” do investimento no concelho de Grândola, com a inscrição uma dotação de quase 8 milhões de euros, aumenta agora para 25 milhões de euros.
Sem questionar a sua importância, contam-se, apesar de tudo, mais de 113 milhões de euros em PIDDAC para financiar estas infra-estruturas, de dimensão e importância nacional, e não apenas regional e muito menos concelhia. Mais grave é o facto de o pano de fundo destes investimentos ser a entrega destas actividades portuárias e logísticas aos grupos privados – Galp e PSA no porto, Mota Engil na plataforma do Poceirão.
Ou seja: o famoso “aumento do PIDDAC” para Setúbal é esgotado só nestes quatro projectos, numa clara demonstração de que os números redondos propagandeados pelo Governo, pelo PS e por alguma imprensa regional, que podem à primeira vista sugerir aumentos substanciais, são na verdade um investimento muito localizado e específico.
Na verdade, o que se constata são quebras, algumas delas muito acentuadas, no investimento previsto para concelhos como o Barreiro (-61,3%), Moita (-89,1%), Palmela (-48,4%), Seixal (-25,0%), ou ainda o caso mais gritante de Alcochete (-88,7% e passa a ter 17.545 €).
Há investimentos fundamentais para a região que continuam adiados: o Hospital no concelho do Seixal, a Escola Superior de Saúde, diversas instalações para forças da PSP, GNR e bombeiros, diversas escolas e centros de saúde, o Hospital Alcochete-Montijo, o prolongamento do Metro Sul do Tejo, entre outros.
O PCP proporá na Assembleia da República, através do seu Grupo Parlamentar, as alterações necessárias ao PIDDAC para que corresponda mais aos interesses dos trabalhadores, das populações e do desenvolvimento da região.
O Executivo da Direcção da Organização Regional de Setúbal
27/10/2008